FEP
PT   EN
FEP
Sigarra

Visita guiada

O edifício principal da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) foi considerado Monumento de Interesse Público (MIP), através de uma portaria publicada em Diário da República no passado dia 5 de maio de 2013 (Portaria n.º 173/2013. D.R. n.º 67, Série II de 2013-04-05)

 

Em Junho de 1974, o edifício da Faculdade de Economia, exemplo da arte contemporânea do Porto, foi um dos primeiros a ser construído no Pólo da Asprela da Universidade do Porto. A mudança da Faculdade para este Pólo deu-se logo após o incêndio que abalou a Faculdade de Ciências, em 1974.

Da autoria do Arquiteto Viana de Lima, o projeto do Edifício Principal, cujos primeiros estudos remontam a 1960, conjuga a opção pela modernidade do autor, com uma visão arquitetónica mais conservadora das autoridades da época. O resultado passou pela inclusão de pátios e galerias dentro de um esquema tradicional (claustros), e uma organização volumétrica com base em sólidos geométricos.

O edifício desdobra-se em quatro pisos, sendo os vários sectores articulados por um elemento comum - o módulo.

Até ao presente, o complexo da FEP já foi alvo de várias obras de ampliação das instalações, ocupando hoje uma área total de aproximadamente 3.500 m2.

Entretanto foi construído o moderno Edifício das Pós-Graduações, da autoria do arquiteto Camilo Cortesão.

Na entrada principal um Obelisco, da autoria do escultor José Rodrigues, dinamiza a volumetria e as linhas de força do contorno do edifício. Esta obra foi o resultado de uma longa colaboração entre o escultor e o arquiteto Viana de Lima, conforme desenho de 1964, constante no Catálogo dedicado à obra do arquiteto.

Uma das principais características do Edifício Principal são os largos corredores envidraçados que contrastam com o imponente betão. 

 


 

 
Edifício Principal
Hall Principal (aproximadamente 950 m2) – esta zona ampla, junto ao "Bar dos Alunos”, é a área de maior movimento dos alunos na FEP, reunindo todas as condições para a divulgação de livros e empresas. Utilizada para eventos como o Porto de Emprego, Feira do Voluntariado, Dia Aberto, etc. Existe um corredor semelhante a nível do 2º Piso.
 
Corredor Central (225 m2) – este corredor liga as duas entradas do Edifício Principal. Com acesso direto aos dois jardins interiores, é um local privilegiado para uma receção ou catering. Existe um corredor semelhante no 2º Piso.
 
 
 
Salão Nobre
 
Como o próprio nome indica, esta é a sala mais importante da Faculdade de Economia. Da autoria do arquiteto Viana de Lima, esta imponente sala com um pé direito superior a 10 metros, possui capacidade para quase 500 pessoas.
 
Distingue-se pelo seu painel de cobre no palco que para além da sua funcionalidade acústica, é também considerado uma obra de arte.
 
O Salão Nobre é utilizado essencialmente para cerimónias, receções e apresentação de empresas, seminários e conferências. As condições da sala foram substancialmente melhoradas com a instalação do video-projetor e de um moderno sistema de som. 
 
 
 
Sala do Conselho

Outra importante sala é a do Conselho Científico, no primeiro andar. Uma tapeçaria da autoria de Júlio Resende faz as delícias dos utilizadores deste espaço.
 
 
Outros Anfiteatros
 
A Faculdade de Economia dispõe ainda de diversos anfiteatros localizados no Edifício Principal, que para além das condições para a realização de aulas, estão adaptados para apresentações e/ou formação de um elevado número de pessoas.
 

Todas as áreas dispõem de acesso à Rede Wireless.
 

 

 



Faculdade de Economia da
Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias,
4200-464 Porto - PORTUGAL tel | +351 225 571 100
fax | +351 225 505 050 http://www.fep.up.pt
geral@fep.up.pt
 
 
SEARA.COM
>