FEP
PT   EN
FEP
Sigarra

Reconhecimentos e Rankings

MEMBERSHIPS

 A FEP passou oficialmente a integrar a CLADEA – Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración. É uma rede através da qual a Escola pretende reforçar o seu prestígio internacional e intensificar a cooperação com instituições da América Latina.

 

 

 

A FEP foi admitida na rede QTEM - The Network Master in Quantitative Techniques for Economics and Management. Trata-se de uma rede internacional que congrega estudantes de excelência, universidades e empresas de grande qualidade. A Rede QTEM tem o seu foco num Mestrado Internacional em Economia e Gestão que proporcionará aos estudantes a aquisição de competências analíticas e quantitativas que lhes permitam ser capazes de apoiar a tomada de decisão em ambientes internacionais.


A FEP tornou-se membro da European Foundation for Management Development (EFMD), uma organização internacional líder na área da gestão de qualidade, melhoria contínua e acreditação de escolas superiores da área da gestão, responsável pela atribuição da acreditação EQUIS.

 

A FEP foi integrada na rede PRME – Principles for Responsible Management Education – uma plataforma para escolas de economia e de gestão, que define princípios e valores internacionalmente aceites com o objetivo de, através do ensino e investigação, contribuir para a criação de uma sociedade mais responsável e sustentável. Através deste comprometimento, a FEP será incentivada a implementar os valores PRME nos programas e na investigação, defender publicamente os valores desta rede e colaborar ativamente com os outros membros da rede. Esta rede é patrocinada pelas Nações Unidas e inclui, no seu Steering Committee, entidades conceituadas como a EFMD e a AACSB, entre outras.

 

A FEP aderiu à AACSB- The Association to Advance Collegiate Schools of Business, uma das organizações mais conceituadas em termos de melhoria contínua dos programas de formação em gestão, a par da EFMD - European Foundation for Management Development. A AACSB é uma organização global que congrega instituições de ensino superior, empresas e outras entidades com a finalidade de promover a melhoria do ensino da gestão. Criada em 1916, a AACSB proporciona aos seus membros um leque alargado de produtos e serviços com vista à promoção da melhoria contínua das escolas e dos seus programas. Entre estes serviços está a Acreditação AACSB que é, a par da acreditação EQUIS, uma das mais consagradas a nível mundial.

 

RECONHECIMENTOS

- CFA University Recognition Program – O Master in Finance foi reconhecido pelo CFA por estar de acordo com o Candidate Body ok Knowledge (CBOK) e por seguir o código de ética e os padrões de conduta deste prestigiado Instituto Internacional. O reconhecimento pelo University Recognition Program do CFA Institute demonstra aos potenciais estudantes e empregadores que o currículo da FEP está ligado à prática profissional e é uma boa forma de preparar os estudantes para os exames do CFA que atribuem o título de Chartered Financial Analyst ®.

 

 

Eduniversal – A FEP integra a seleção das melhores 1.000 escolas de economia e gestão em todo mundo tendo sido classificada como "Excellent Business School".

A FEP, em conjunto com a Porto Business School (PBS), ficou colocada entre as três melhores Escolas portuguesas no ranking da Eduniversal 2016.

 

 

RANKINGS

 

A Universidade do Porto figura entre as 300 melhores universidades mundiais no Ranking QS na área "Economics and Econometrics”. Esta é uma distinção única, sendo a Universidade do Porto a única universidade portuguesa a integrar este ranking, comprovando a excelência do ensino e investigação da FEP nas áreas da Economia e afins. O "QS World University Rankings” – elaborado pela empresa multinacional Quacquarelli Symonds – tem como base a análise a mais de 3 000 universidades e baseia-se em indicadores como a reputação académica, a reputação entre empregadores e a produção científica.” Os resultados do "QS World University Rankings by subject 2016” podem ser consultados aqui.

 

A UPorto tem-se posicionado como a melhor Universidade Portuguesa em diversos rankings internacionais conforme está descrito na tabela abaixo.

RankingPortugal Europa Mundo Ano
Academic Ranking of World Universities (Shangai Jiao Tong University)
2123-158301-400 2015
Times Higher Education – THE World University Rankings
2-5401-500 2015/2016
Quacquareli Symonds – QS World University Rankings
1138 308 2015/2016
QS World University Rankings by Faculty - Social Sciences and Management
2138 322 2015
QS World University Rankings by Subject - Economics & Econometrics
186-131 201-300 2016
Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities (Taiwan)
2120 279 2014
Webometrics (CSIC, Madrid) 156 162 2016
The Leiden Ranking (impact - P) 242 149 2016
SCImago Institutions Rankings (SIR) 281 216 2014
Best Global Universities 2139 322 2016
University Ranking by Academic Performance (URAP) 284 189 2014/15
U-Multirank Readymade Teaching & Learning Rankings: Business Studies Programmes  2 782014

FEP com 12 mestrados no top do ranking Best-Masters da Eduniversal 2016/17

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) colocou 12 dos seus programas de mestrado no top do ranking Best-Masters 2016/2017 da Eduniversal nas respetivas áreas, um crescimento face ao ano anterior em que colocou 8 mestrados no ranking. Trata-se do melhor desempenho de sempre da FEP neste ranking.

Dos resultados obtidos destaca-se o Mestrado em Finanças e Fiscalidade, que atinge a posição 20 no Top 50 mundial de mestrados em "Taxation”, sendo o único em Portugal nesta área, e o Mestrado em Gestão Comercial que ao atingir a posição 10 a nível mundial, na área de "Retail Sales Management”, é o melhor em Portugal.

É também de salientar a reentrada no ranking dos mestrados em Economia e Gestão de Recursos Humanos, Economia e Gestão Internacional, Gestão Comercial e Marketing.

A FEP conseguiu ainda colocar três mestrados –  Economia e Gestão do Ambiente (19.º), Gestão e Economia de Serviços de Saúde (33.º) e Economia e Gestão da Inovação (53.º) – nos respetivos rankings mundiais, e sete –  Mestrado em Economia e Gestão de Recursos Humanos (14.º), Master in Data Analytics (17.º), Mestrado em Marketing (26.º), Mestrado em Economia (29.º), Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão (30.º),  Master in Finance (30.º) e Mestrado em Economia e Gestão Internacional (41.º) – nos rankings da Europa Ocidental.

Ao todo a Universidade do Porto colocou 22 mestrados e pós-graduações neste ranking – repartidos entre a FEP e a Porto Business School – sendo a Universidade portuguesa com mais programas nesta lista que reúne, anualmente, os melhores programas de formação do mundo nas áreas da economia e da gestão.

Os resultados globais do ranking estão disponíveis aqui
 





Faculdade de Economia da
Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias,
4200-464 Porto - PORTUGAL tel | +351 225 571 100
fax | +351 225 505 050 http://www.fep.up.pt
geral@fep.up.pt
 
 
SEARA.COM
>