FEP
FEP
Sigarra

História

A FEP foi fundada em 1953. Na sequência de um incêndio que atingiu o edifício localizado na baixa do Porto, foi transferida, em Junho de 1974, para o Campus da Asprela, sendo um dos primeiros edifícios a surgir no local onde hoje se encontram instaladas a maior parte das escolas de ensino superior público e privado, bem como os centros de investigação.

Da autoria do Arquiteto Viana de Lima, o projeto do edifício (cujos primeiros estudos remontam a 1960) conjuga a opção pela modernidade do autor, com uma visão arquitetónica mais conservadora das autoridades da época. O resultado passou pela inclusão de pátios e galerias dentro de um esquema tradicional (claustros), e uma organização volumétrica com base em sólidos geométricos. O edifício desdobra-se em quatro pisos, sendo os vários sectores articulados por um elemento comum - o módulo.

Desde 1972 até ao presente, o complexo da FEP foi alvo de várias obras de ampliação das instalações, ocupando hoje uma área total coberta de aproximadamente 3.500 m2. (Construção do Edifício das Pós Graduações, da autoria do arquiteto Camilo Cortesão).

Faculdade de Economia da
Universidade do Porto