FEP
PT   EN
Imagem 1
Sigarra

MARKETING


  1. DIRETOR DE CURSO
  2. COMISSÃO CIENTÍFICA
  3. OBJETIVOS
  4. DESTINATÁRIOS
  5. SEMINÁRIOS
  6. DISSERTAÇÕES E ARTIGOS EM DESTAQUE
  7. RANKINGS
  8. PROGRAMA
  9. DIPLOMA
  10. PERFIL DOS ESTUDANTES
  11. CANDIDATURAS
  12. PROPINAS
  13. INFORMAÇÕES E CONTACTOS
  14. TESTEMUNHOS

1. DIRETOR DE CURSO

Catarina Roseira

A si, que pretende desenvolver a sua atividade profissional no Marketing e procura uma formação nesta área, deixe-me falar-lhe um pouco sobre as razões que tornam o Mestrado em Marketing na Faculdade de Economia da Universidade do Porto uma excelente opção. Em primeiro lugar, o curso tem por objetivo proporcionar uma formação profissionalizante e especializada em marketing. Isto significa que, para além da transmissão dos conhecimentos indispensáveis à construção de uma base teórica sólida, é dada uma atenção muito grande a aspetos práticos, combinando hard e soft skills. Assim, a segunda razão tem a ver fundamentalmente com o processo de aprendizagem. Com efeito, a par da apresentação e discussão de conceitos, o ensino assenta em larga escala na utilização de case studies e de trabalhos aplicados tendo em vista reforçar as suas competências pessoais em termos de capacidade de análise e tomada de decisões, liderança e trabalho em equipa, e ainda de comunicação. A terceira razão centra-se no facto de, para além de uma formação essencial em marketing e estratégia, o curso lhe proporcionar conhecimentos aprofundados com base naquilo que de mais evoluído se faz em áreas como a psicologia do consumidor, o marketing relacional, a gestão da marca, a comunicação, o marketing de serviços e o marketing business-to--business, o marketing digital e o empreendedorismo.
A quarta razão reside na adaptabilidade do programa. Cerca de 1/4 da componente curricular corresponde a disciplinas opcionais, o que permite a cada aluno ajustar o programa aos seus interesses individuais. Como quinta razão, a FEP conta com um dos melhores corpos docentes em marketing do País, que garante um ensino de excelência reconhecido pelo mercado. Finalmente, o elevado número de candidatos ao mestrado garante um corpo de alunos qualificado e diversificado que contribui para tornar a frequência do Mestrado de Marketing uma experiência muito interessante e enriquecedora. Tudo isto permite-me afirmar que o Mestrado em Marketing alia as melhores competências que a FEP possui nesta área a uma forte e clara orientação para o mercado. A satisfação dos nossos alunos e o feedback muito positivo das empresas onde trabalham são a a prova mais evidente da da excelência do curso. Por isso, estou certa que esta será uma das principais alternativas que irá ponderar.

 
2. COMISSÃO CIENTÍFICA
» Catarina Roseira (Presidente)
» Amélia Brandão
» Carlos Melo Brito
» Hortênsia Barandas

3. OBJETIVOS
O Mestrado em Marketing tem por objetivo proporcionar uma formação profissionalizante e especializada em marketing. Para além de oferecer um aprofundamento dos conhecimentos, o curso permite a operacionalização dos conceitos e a aplicação prática de ferramentas de gestão na tomada de decisões no exercício de funções na área de marketing.


4. DESTINATÁRIOS
O Mestrado em Marketing foi concebido não só para quem pretende uma valorização profissional, mas também para quem necessita de uma adequada preparação científica de base para prosseguir os estudos nesta área de especialização. Assim, o curso destina-se a todos os que querem consolidar conhecimentos e desenvolver uma carreira profissional na área de marketing em empresas ou organizações não empresariais.


5. SEMINÁRIOS
"Expansão Internacional da Sonae SR focada em modelos capital light. O modelo de franchising e a internacionalização da Zippy".
Oradora: Teresa Castro, International Development Director Sonae SR

"Como Criar e Utilizar Efetivamente Campanhas de Social Media”
Orador: Luís Filipe Dias, Social Media Manager no Departamento de Estado Americano.

"A Moveable Feast: Do Mobile Media Technologies Mobilize or Normalize Cultural Participation?”
Oradora: Wenhong Chen (Universidade do Texas - Austin)

"Os desafios na Gestão da Marca: Caso da Concept Bags"
Oradora: Diana Pinto - Marketing & Communication Manager, Macambira & Araújo, Lda
 

6. ARTIGOS E DISSERTAÇÕES EM DESTAQUE

"Facebook strategy for an airline alliance: the Oneworld case"; (Relatório de Estágio) Bárbara Abraúl; Orientador: Carlos Brito
 
"Gestão estratégica do portfólio de marcas: Auditoria e Arquitetura da Marca. O caso Grupo Onebiz”; (Trabalho de Projeto) Helena Domingues; Orientadora: Amélia Brandão
 
"Customer Brand Engagement e o seu impacto na Brand Loyalty: um estudo comparativo entre marcas funcionais e emocionais"; (Dissertação) Mariana Moreira; Orientadora: Teresa Fernandes
 
"Intergenerational brands: uma realidade, um sonho ou um pesadelo?”; (Dissertação) Mariana Lopes dos Santos; Orientadoras: Amélia Brandão e Catarina Roseira
 
"Desenvolvimento e Avaliação da Viabilidade de uma Ideia de Negócio: aplicação da abordagem concomitante entre planeamento e aprendizagem"; (Trabalho de Projeto) Sandra Fernandes; Orientadores: Amélia Brandão e Carlos Brito



7. RANKINGS
O Mestrado em Marketing integrou a 32ª posição do ranking Eduniversal Best Masters Ranking 2014-2015 dos melhores programas da Europa Ocidental na área de Marketing.


8. PROGRAMA

Os planos dos cursos de mestrado da FEP podem ser consultados aqui

9. DIPLOMA

A realização da componente letiva do mestrado, correspondente a 75 créditos ECTS, permite obter um diploma de curso de mestrado, não conferente de grau em Estudos em Marketing. O grau de mestre em Marketing é atribuído após a realização da dissertação / trabalho de projeto / estágio.

10. PERFIL DOS ESTUDANTES
Estudantes inscritos/admitidos no ano letivo 2016/2017
 
 

11. CANDIDATURAS

24 de março a 11 de abril 2017 

Consulte aqui o edital. 

 

12. PROPINAS

Estudantes nacionais
Tempo integral: 1.500€
Tempo parcial: 1.125€

Estudantes internacionais
Tempo integral: 5.000€
Tempo parcial: 3.750€

Estudantes internacionais CPLP
Tempo integral: 2.500€
Tempo parcial: 1.875€
 
A informação sobre o conceito de estudante internacional pode ser encontrada aqui
 

13. INFORMAÇÕES E CONTACTOS

admiss@fep.up.pt

Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, 4200-464 Porto
Telefone + 351 225 571 100
Fax + 351 225 505 050

14. TESTEMUNHOS


"Cheguei à reta final do Mestrado em Marketing com o objetivo cumprido: evolução profissional, aumento exponencial dos conhecimentos em marketing e valorização do curriculum. O corpo docente de excelência, bem como os colegas de áreas multidisciplinares, fizeram deste mestrado a melhor escolha de formação complementar depois de ter entrado no mercado de trabalho. Rigor, exigência e reconhecimento, as três palavras que escolho para caracterizar o Mestrado em Marketing da FEP." Barbara Abraul, E-Business Project Leader, Hilti Portugal

 

 

"Após várias experiências profissionais na área da Comunicação, senti necessidade de enriquecer a minha formação académica para acompanhar as novas exigências em mercados cada vez mais competitivos. O desejo de alargar as minhas competências e aceitar novos desafios profissionais levou-me a escolher o Mestrado em Marketing da FEP, devido ao reconhecimento no mundo corporativo da sua qualidade de ensino e grau de exigência, indissociável ao talento e valor do seu corpo docente. Sinto, inequivocamente, que adquiri o método e as ferramentas essenciais para o meu sucesso profissional, sempre numa perspetiva de evolução permanente, o que me permitiu abraçar com confiança redobrada um novo rumo profissional." Vanessa Arlandis, Communication and Marketing Manager no KuantoKusta

 

'Tendo uma experiência na área de vendas superior a 12 anos, deparei-me com uma necessidade de desenvolvimento profissional e pessoal, na área do Marketing. O comportamento do consumidor, a gestão de marca, o Marketing de Serviços, eram áreas em que necessitava de aprofundar conhecimentos e por isso a frequência do Mestrado de Marketing. A decisão de escolha do estabelecimento de ensino foi simples e única, apenas a Faculdade de Economia da Universidade do Porto era hipótese. A sua reputação e a qualidade do corpo docente foram os fatores determinantes para esta minha decisão. Após a conclusão, posso dizer que a qualidade do plano curricular e do corpo docente, bem como o balanço entre a parte teórica e parte prática (adequação à realidade do dia a dia das empresas) foram pontos que fizeram com que as minhas expectativas iniciais fossem superadas. Não posso deixar de referir, os meus colegas de turma. A troca de experiências profissionais e académicas, a entreajuda e a camaradagem entre pessoas com diferentes perspectivas, tornaram esta minha experiência ainda mais enriquecedora'Jorge Cidade, Key Account Manager na British American Tobacco

 

'Os projetos desenvolvidos no âmbito do meu secondment no Luxemburgo, bem como os projetos nos quais estou envolvida desde o meu regresso a Portugal, levaram a uma necessidade de fazer um refresh e consolidação de conhecimentos e metodologias mais atuais. Foi nesse sentido que decidi candidatar-me ao Mestrado em Marketing da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, por ser aquele que apresentava um curriculum mais completo e diversificado tendo em conta os meus objetivos. Por outro lado, a escolha desta instituição de ensino deveu-se à sua reputação como Faculdade. Esta experiência levou-me a ter a possibilidade de troca de experiências com os colegas do mestrado, os quais com percursos profissionais bastante distintos. Foi uma experiência, no seu conjunto, frutífera e que contribuiu positivamente, e mais do que o esperado, para o desempenho das minhas funções.'Cristina Romero Silva, Senior Consultant na PwC Portugal

 

'Após alguns anos como Gestora de Marketing Intelligence senti necessidade, não só de atualizar os conhecimentos de marketing que detinha, mas também de adquirir novos, que me permitissem aprofundar e desenvolver as mais recentes tendências do marketing. Escolhi a Faculdade de Economia do Porto devido ao excecional corpo docente de que dispõe e por ser garantia de um ensino exigente e reconhecido. A opção pelo Mestrado em Marketing revelou-se uma excelente escolha. As disciplinas centrais do curso apresentam um programa muito atual e a possibilidade de escolha das disciplinas opcionais possibilita a cada estudante definir um plano de estudos taylor-made e adaptado aos seus interesses e necessidades. Adicionalmente a participação de estudantes de vários países e de diversos backgrounds académicos e profissionais torna a experiencia ainda mais enriquecedora. Foi uma aprendizagem muito positiva, pelos conhecimentos adquiridos e também em termos de superação pessoal'Diana Correia, Gestora de Marketing Intelligence, Lactogal Produtos Alimentares, SA


LinkedIn Add to Profile button

 

 



Faculdade de Economia da
Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias,
4200-464 Porto - PORTUGAL tel | +351 225 571 100
fax | +351 225 505 050 http://www.fep.up.pt
geral@fep.up.pt
 
 
SEARA.COM
>