FEP
PT   EN
Imagem 1
Sigarra

GESTÃO DE SERVIÇOS


 
1. DIRETOR DE CURSO

Teresa Fernandes

O Mestrado em Gestão de Serviços é um curso inovador que surgiu na sequência das mudanças substanciais que ocorreram nos últimos anos no mundo dos negócios, relacionadas com a passagem de uma sociedade e economia industrial para uma era de serviços. Atualmente, nos países economicamente mais desenvolvidos, nomeadamente em vários países da União Europeia, nos EUA, no Japão e na Austrália, mais de 2/3 do PIB é atribuído ao setor dos serviços. Nestes países, a maioria da população trabalha em organizações ligadas aos serviços, nalguns casos com valores muito próximos ou mesmo acima dos 80% da população.
Em Portugal, a situação não é muito diferente. Dados recentes indicam que mais de 73% do Valor Acrescentado é relativo aos serviços e que cerca de 60% da população está empregue nos serviços. O desenvolvimento, a gestão e a organização de atividades produtivas em serviços envolvem dimensões novas e diferentes que justificam formação específica. Por exemplo, o negócio eletrónico altera o modo de interação com o mercado, os consumidores acedem cada vez mais a produtos de que usufruem sem os possuírem, a produção está totalmente conectada (em tempo real) com o cliente no processo de criação de valor do próprio serviço que consome.
Estes motivos justificam a opção por um curso especializado que desenvolve competências centradas na Gestão de Serviços. O Mestrado em Gestão de Serviços dá resposta a estas necessidades particulares, ao conferir uma formação abrangente e transversal na área da Gestão, com foco nos Serviços. Contando com um corpo docente dedicado e um ambiente de aprendizagem participativo e eclético, os resultados do Mestrado quer a nível académico e científico, quer a nível de saídas profissionais, comprovam o sucesso do Curso e dos seus Mestres.

 
2. COMISSÃO CIENTÍFICA

O Mestrado em Gestão de Serviços (MGS) visa aprofundar conhecimentos e desenvolver competências que possibilitem a utilização de conceitos e modelos especializados na Gestão de Serviços. Os conhecimentos ministrados no curso permitirão a tomada de decisões e o exercício de múltiplas
funções de nível intermédio e superior em organizações de serviços. Os objetivos do Mestrado são:
» Formar especialistas com profundos conhecimentos na gestão das organizações de serviços;
» Desenvolver as competências, as capacidades técnicas e as atitudes indispensáveis à defesa das vantagens competitivas dos serviços em contexto de crescente globalização;
» Favorecer a partilha de experiências entre os participantes.


4. DESTINATÁRIOS

O MGS dirige-se a quem demonstrar elevada capacidade e vontade para adquirir conhecimentos aprofundados em Gestão de Serviços e forte motivação para aplicar essas competências numa carreira profissional exigente na área. O curso destina-se a quem pretende adquirir qualificação e competências aprofundadas para as organizações de serviços, nomeadamente profissionais de níveis hierárquicos superiores, chefias intermédias, incluindo os que não têm formação anterior nas áreas de gestão ou de economia e a quem pretende adquirir conhecimentos ou exercer funções de direção ou supervisão em organizações de serviços.


5. DISSERTAÇÕES EM DESTAQUE

Dissertações apresentadas em conferências internacionais e aceites para publicação em revistas científicas (ISI e Scopus) do MGS:
 
"Frontline Employee Empowerment and Perceived Customer Satisfaction", INBAM 2014, artigo publicado na revista Management Research (2017), com base na tese de Ana Sampaio
 
"Dimension and Outcomes of Experience Quality in Tourism: the Case of Port Wine Cellars", Naples Forum on Service 2015, artigo publicado no Journal of Retailing & Consumer Services (2016), com base na tese de Mariana Cruz
 
"Unfairness in Consumer Services: Outcomes of Differential Treatment of New and Existing Customers", Academy of Marketing Conference 2014, artigo publicado no Journal of Retailing & Consumer Services (2016), com base na tese de Ana Calamote
 
"How to Engage Customers in Co-Creation: Customers' Motivations for Collaborative Innovation", artigo publicado no Journal of Strategic Marketing (2016), com base na tese de Pedro Remelhe
 
 
"The Effect of Self-Checkout Quality on Customer Satisfaction and Repatronage in a Retail Context", INBAM 2014, artigo publicado na revista Service Business (2016), com base na tese de Rui Pedroso
 
 
"Public e-Procurement Impacts in Small and Medium-Enterprises”, INBAM 2013, artigo publicado no International Journal of Procurement Management (2015), com base na tese de Vitor Vieira
 
"Service Convenience on Call Centers: Impacts on Repurchase", IESS 1.5, artigo publicado na revista Lecture Notes in Business Information Processing (2015), com base na tese de Marisa Fernandes
 
"Social media and tourism: The case of e-complaints on Tripadvisor", paper apresentado no 2016 Academy of Marketing Science World Marketing Congress com base na tese de Filipa Fernandes 
 
"Drivers of Consumer Engagement with Sport Clubs on Facebook", paper apresentado na AMA SERVSIG 2016 com base na tese de Leonor Vale
 


6. SEMINÁRIOS/ESTÁGIOS/MOBILIDADE INTERNACIONAL
 
O MGS tem colaborado com diversas entidades a nível de investigação, estágios e organização de seminários, tais como Grupo Sonae, Grupo Auchan, Grupo Jerónimo Martins, NOS, Ibersol, Solinca Health&Fitness, IKEA, The Yeatman Hotel, entre outros. O MGS colabora ainda com universidades estrangeiras parceiras da FEP, sendo que os seus estudantes tiveram oportunidade de realizar mobilidade internacional em países como França, Polónia, Noruega e Holanda.


7. PROGRAMA
 
Os planos dos cursos de mestrado da FEP podem ser consultados aqui.
 
 
8. DIPLOMA

A realização da componente letiva do mestrado, correspondente a 75 créditos ECTS, permite obter um diploma de curso de mestrado, não conferente de grau em Estudos em Gestão de Serviços. O grau de mestre em Gestão de Serviços é atribuído após a realização da dissertação / trabalho de projeto / estágio.


9. PERFIL DOS ESTUDANTES

Estudantes inscritos/admitidos no ano letivo 2016/2017



 
10. CANDIDATURAS

24 de março a 11 de abril, 2017 

Consulte aqui o edital. 

 

11. PROPINAS

Estudantes nacionais
Tempo integral: 1.500€
Tempo parcial: 1.125€

Estudantes internacionais
Tempo integral: 5.000€
Tempo parcial: 3.750€

Estudantes internacionais CPLP
Tempo integral: 2.500€
Tempo parcial: 1.875€

A informação sobre o conceito de estudante internacional pode ser encontrada aqui

12. INFORMAÇÕES E CONTACTOS

admiss@fep.up.pt

Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, 4200-464 Porto
Telefone + 351 225 571 100
 
 

13. TESTEMUNHOS

 

"Após a conclusão de uma licenciatura marcadamente teórica era altura de escolher um Mestrado que oferecesse um plano de estudos de índole prática e que acompanhasse as tendências do Mercado. Por isso, a minha primeira escolha quando me candidatei à FEP foi o Mestrado em Gestão de Serviços (MGS). Funcionando num horário pós-laboral, a turma contou com um conjunto eclético de colegas e de professores, o que enriqueceu a troca de ideias durante as aulas, as quais eram normalmente muito participadas. Ao longo do MGS pude ingressar em 3 estágios, todos eles muito diferentes, o que demonstra o apetite, por parte das empresas, por este tipo de formação associada à marca FEP.”Tiago Valente dos Santos, Desenvolvimento de Negócio e Excelência de Serviço na Galp Energia
 
 

"Foi o gosto pelos serviços que me levou a optar pelo MGS. Sendo os serviços uma realidade do nosso país, este mestrado consegue reunir a atualidade e a abrangência que a área da gestão exige aos seus recém-formados. Durante estes dois anos de aprendizagem, percebi que o serviço pode ser a fonte de diferenciação de uma empresa, num mercado cada vez mais exigente e competitivo.”Marketing EMEA na Elizabeth Arden (Revlon)

 
 

Desde cedo que tinha como ambição ter uma experiência internacional. Após a minha entrada no Mestrado em Gestão de Serviços da Faculdade de Economia do Porto, tive a oportunidade de concretizar este objetivo e de realizar Erasmus na Universidade de Kozminski na Polónia. É uma experiencia única que jamais esquecerei e que irá certamente ficar para a vida.” Filipa Fernandes, Licenciada em Economia pela Universidade de Coimbra, Erasmus na Akademia Leona Kozminskiego, Polónia, Gestora na JP Inspiring Knowledge

 

 

 

"O MGS permite obter conhecimentos sólidos em Gestão, focando-se nos Serviços, tendo esse sido o principal motivo para a minha escolha, para além do facto de ser lecionado numa escola prestigiada. É um programa completo e bem estruturado, dado por um corpo docente experiente.”Sofia Esteves, Licenciada em Línguas e Relações Internacionais na FLUP Consultora na Sociedade Portuguesa de Inovação

 

 

 

 

LinkedIn Add to Profile button

 



Faculdade de Economia da
Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias,
4200-464 Porto - PORTUGAL tel | +351 225 571 100
fax | +351 225 505 050 http://www.fep.up.pt
geral@fep.up.pt
 
 
SEARA.COM
>