FEP
PT   EN
Imagem 1
Sigarra

GESTÃO COMERCIAL

 
 
1. DIRETOR DE CURSO

Pedro Quelhas Brito

A atividade comercial tem vindo a assumir dimensões de intervenção cada mais complexas e exigentes. A sofisticação dos processos e métodos implica um nível de competência sempre crescente. As competências generalistas já não são suficientes, é fundamental dominar competências técnicas e comportamentais específicas. Para colmatar essa lacuna, a FEP criou o Mestrado em Gestão Comercial (MGCOM).
Boas razões para optar pelo Mestrado em Gestão Comercial:
» Ênfase numa área de especialização pouco abordada em mestrados;
» Foco no desenvolvimento das competências críticas ao pleno desempenho de uma atividade profissional na área da Gestão Comercial;
» Formação que proporciona ferramentas metodológicas para a investigação cientifica no domínio da Gestão Comercial.
Queremos que, em cada dia, os nossos mestrandos se tornem melhores líderes. Esse é nosso desafio. Essa é a nossa aposta. Seja bem-vindo ao Mestrado em Gestão Comercial!
 

2. COMISSÃO CIENTÍFICA
 

3. OBJETIVOS

O MGCOM visa dotar os participantes das competências técnicas e comportamentais indispensáveis ao exercício de funções de relevo na área da Gestão Comercial. O curso está desenhado para quem queira promover a sua valorização profissional, e também para quem necessite de uma formação científica de base para seguir ou evoluir numa carreira na área comercial.
 

4. DESTINATÁRIOS

O curso destina-se a quem pretenda consolidar, atualizar ou desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de especialização. Os setores de acolhimento são vastos: distribuição retalhista e grossista, automóvel, banca, indústria e prestação de serviços (saúde,farmacêutica, informática, tecnologias/ comunicação, consultoria, engenharia...).
 

5. DISSERTAÇÕES EM DESTAQUE

"Impacto de uma ação de merchandising em farmácias"; Teresa Sousa; Orientador: Pedro Quelhas Brito
 
"O visual merchandising como fator determinante do aumento das vendas"; António Cerqueira; Orientador: Pedro Quelhas Brito
 
"Definição de Objetivos dos Vendedores no Mercado de Material Elétrico Português"; Pedro Assunção; Orientadora: Maria Teresa Campos Proença
 
"Determinantes de fidelização do cliente no contexto da banca online"; Damien Sá; Orientador: Paulo Pires
  
"Determinantes da performance comercial B2B: Caso prático comércio de material elétrico e automação"; Cláudio Assunção; Orientador: Paulo Pires
 
"O comércio eletrónico em empresas B2B"; Pedro Vieira; Orientador: Vasco Viana
 
"A Performance dos Agentes de Seguros e a Diversidade de Parcerias"; Mónica Sequeira; Orientador: Pedro Campos
 
"Recomendação de clientes em ambiente de health-clubs: o papel dos sistemas de incentivo"; Pedro Filipe Marques; Orientador: Pedro Quelhas Brito
 
"A responsabilidade social corporativa como fator de decisão de compra"; Cátia Clemente; Orientadores: Catarina Delgado, Manuel Castelo Branco
 
"Motivação da Forca de Vendas - O controlo de vendas e a efetividade do sistema de recompensas como determinantes da motivação intrínseca e extrínseca do vendedor"; Belisa Damião; Orientadora: Sofia Cruz


6. PROGRAMA
 
Os planos dos cursos de mestrado da FEP podem ser consultados aqui.
 
 
7. DIPLOMA

A realização da componente letiva do mestrado, correspondente a 75 créditos ECTS, permite obter um diploma de curso de mestrado, não conferente de grau em Estudos em Gestão Comercial. O grau de mestre em Gestão Comercial é atribuído após a realização da dissertação / trabalho de projeto / estágio.
 

8. PERFIL ESTUDANTES

Estudantes inscritos/admitidos no ano letivo 2016/2017

 
 
9. CANDIDATURAS

24 de março a 11 de abril 

Consulte aqui o edital.


10. PROPINAS
 
Estudantes nacionais
Tempo integral: 1.500€
Tempo parcial: 1.125€

Estudantes internacionais
Tempo integral: 5.000€
Tempo parcial: 3.750€

Estudantes internacionais CPLP
Tempo integral: 2.500€
Tempo parcial: 1.875€
 

A informação sobre o conceito de estudante internacional pode ser encontrada aqui
 

11. INFORMAÇÕES E CONTACTOS

admiss@fep.up.pt

Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, 4200-464 Porto
Telefone + 351 225 571 100

12. TESTEMUNHOS

"O mestrado em gestão comercial foi a minha escolha para reforçar a minha formação académica base, acabando por ser uma mais valia para a função que desempenho atualmente. Permitiu-me desenvol­ver bases sólidas para o meu percurso profissional, devido ao plano curricular completo e adaptado às exigências do mercado de traba­lho. O facto de ser um mestrado transversal a diversas áreas fomen­tou a troca de opiniões e a análise de diferentes pontos de vista dos conteúdos lecionados. Recomendo-o vivamente a todos aqueles que pretendem ingressar no mercado de trabalho na área comercial." Beatriz Silva, Commercial Assistant - SONAE MC

 

"Depois de ter finalizado a minha Licenciatura em Gestão procurei frequentar um Mestrado que se adequasse à minha vocação e área profissional, bem como aos projetos futuros que pretendo desenvolver. Considero este mestrado uma ferramenta vital para quem desem­penha ou pretende ingressar na área comercial, pois contempla atividades fulcrais como gestão de equipas, liderança, negociação, ou técnicas de vendas. É constituído por um corpo docente altamen­te qualificado, que faculta ferramentas e competências essenciais aos alunos. No fim do primeiro ano deste grau académico, usufruí de propostas para ingressar no departamento comercial de diversas organizações e atualmente desempenho a função de Gestor Comercial numa empresa de Gestão de Frotas. Este mestrado é uma experiência estimulante e enriquecedora que recomendo vivamente.” Gonçalo Telles, Sales Manager da GeoCar – Gestão de Frotas

 

"O mestrado em gestão comercial é fundamental para todos os que exercem ou querem exercer funções comerciais. As várias vertentes abordadas ao longo do mestrado permitem aprofundar e também adquirir conhecimentos que no dia a dia são extremamente úteis permitindo desempenhar a função comercial de forma mais efetiva." Teresa Sousa, Delegada de Informação Médica na Merck Sharp & Dohme

 

 

"Depois de vários anos envolvido em projetos de eficácia comercial e transformação comercial em diferentes realidades, senti que era o momento de me sentar numa sala de aulas, trocar experiências com colegas e professores, e, a partir daí, estruturar melhor o meu conhecimento. Eu recomendo o Mestrado em Gestão Comercial, porque é um mestrado que não se foca na venda por si mesma e porque se preocupa em dotar os alunos de uma visão holística sobre todo o processo de venda, e das dimensões que gravitam à volta da venda, nomeadamente Recursos Humanos, Logística, Marketing, entre outros.” Ricardo Pereira,Diretor de Planeamento, Controlo de Gestão e Sistemas de Informaçãona Cerealis, SGPS
 

"Uma boa ferramenta académica para quem trabalha na área comercial/vendas. Permite uma abordagem multidisciplinar sobre as temáticas mais relevantes da área, que se vivenciam no decorrer das mais diversas atividades comerciais. A amplitude curricular vai desde a gestão de equipas e técnicas de negociação, até à gestão do relacionamento com clientes e técnicas de vendas. A partilha de conhecimento proporcionada pela troca de experiência entre colegas transporta consigo um fator diferenciador, tornando o curso mais dinâmico e aproximado à realidade." Andrea Pereira, Consultora na empresa IMF - Informação de Mercados Financeiros 

 

"Quando terminei a minha licenciatura em Economia na FEP, comecei de imediato a trabalhar numa grande empresa de retalho. Nesse ano, descobri a área com a qual mais me identifico e na qual quero fazer futuro - a área comercial. Principalmente, as funções de gestão comercial e de gestão de categoria de negócio. Com o objetivo de me especializar nessa área e de completar a minha formação (licenciatura em Bolonha), pesquisei em várias escolas, mestrados nessa área que me valorizassem para conseguir chegar às funções pretendidas. Encontrei na FEP o Mestrado ideal. Um mestrado feito a pensar no mercado de trabalho, na prática, na resposta à necessidades comerciais das empresas. Um mestrado com um rico plano de estudos que fomenta o networking, o trabalho em equipa e o conhecimento técnico e prático. Um plano de estudos que consegue conjugar disciplinas que abordam todas as áreas críticas e fundamentais, diretamente relacionadas com a gestão comercial. O Mestrado em Gestão Comercial, ajudou-me a consolidar conhecimentos que já tinha do dia-a-dia profissional, dotou-me de novos conhecimentos técnicos e será certamente um fator decisivo para conseguir chegar um dia à função de Gestor Comercial.” José Diogo Freitas, Analista de Preço na Sonae MC

 


 

LinkedIn Add to Profile button

 

 



Faculdade de Economia da
Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias,
4200-464 Porto - PORTUGAL tel | +351 225 571 100
fax | +351 225 505 050 http://www.fep.up.pt
geral@fep.up.pt
 
 
SEARA.COM
>