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Cursos Livres e de Preparação para o Mestrado

Objetivos:
Os Cursos Livres têm como objectivo principal proporcionar um conjunto de conhecimentos essenciais nas áreas da Economia, Gestão e Métodos Quantitativos, que facilitem o sucesso dos futuros Estudantes nos Cursos de Mestrado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Os Cursos Livres proporcionam igualmente uma oportunidade de atualização de conhecimentos essenciais nestas áreas, a profissionais que procurem essa atualização.
Todos os Cursos Livres encontram-se creditados.

Destinatários:
Os destinatários principais destes Cursos são Licenciados em áreas científicas exteriores à Economia ou Gestão que pretendam candidatar-se e frequentar um Curso de Mestrado na Faculdade de Economia do Porto.
As vagas destes Cursos serão, por isso, preenchidas, em primeiro lugar, por Licenciados que manifestem interesse em candidatar-se aos Mestrados da FEP. As vagas sobrantes serão preenchidas por outros interessados nestes cursos, em particular aos profissionais que procuram actualização de conhecimentos essenciais nos domínios programáticos dos Cursos.

Número de vagas:
O número máximo de vagas é de 40 por Curso.
O número mínimo de estudantes para que se concretize a abertura de um Curso é 15.

Estrutura e Funcionamento dos Cursos:

Curso

N.º de Horas

ECTS

Instrumentos Básicos de Gestão

24

2,5

Finanças (Introdução)

24

2,5

Microeconomia

24

2,5

Macroeconomia

24

2,5

Princípios de Econometria

24

2,5

Técnicas de Análise de Dados

24

2,5


Haverá avaliação em cada Curso, a qual poderá realizar-se durante as aulas ou via exame final nas datas adiante referidas.

 

Calendário Curso Instrumentos Básicos de Gestão

Regime pós-laboral, no horário compreendido entre as 18h30 e as 21h30, nas salas nº 305 e 306 (situadas no Edifício Principal da FEP) e de acordo com as seguintes datas:
3 de fevereiro, terça-feira (Sala 306)
5 de fevereiro, quinta-feira (Sala 306) 
10 de fevereiro, terça-feira (Sala 305)
12 de fevereiro, quinta-feira (Sala 305)
18 de fevereiro, quarta-feira (Sala 306)
19 de fevereiro, quinta-feira (Sala 305)
24 de fevereiro, terça-feira (Sala 305)
25 de fevereiro, quarta-feira (Sala 306)

Calendário Provisório:
2 a 28 de fevereiro de 2015
Microeconomia
Técnicas de Análise de Dados

9 de março a 4 de abril de 2015
Finanças
Macroeconomia
Princípios de Econometria

As aulas decorrerão nos dias úteis no horário das 18h30 às 21h30 e ao Sábado das 10h00 às 13h00.

Preços:
Inscrição por Curso: 200€
Inscrição num conjunto de 3 Cursos: 500€
Inscrição no Programa Completo = € 1000

Candidatura:

A candidatura deverá ser submetida on-line, de 06 a 23 de janeiro de 2015, através do banner disponibilizado. A comunicação acerca da admissão e funcionamento será comunicada através de e-mail.

Pagamento:
O pagamento deverá ser efetuado através da referência Multibanco gerada após submissão da candidatura, cumprindo o prazo nesta indicado.

Conteúdos Programáticos:

CURSO: FINANÇAS (INTRODUÇÃO)
DOCENTE: ABEL FERNANDES

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Cálculo Financeiro
1.1 Valor actual. Valor Futuro;
1.2 Taxas de Juro Efectivas e Nominais. Taxas de Juro Nominais e Taxas de Juro Reais;
1.3 Valor Actual Líquido. Perpetuidades. Rendas;
1.4 Taxa Interna de Rentabilidade;
1.5 Sistemas de Amortização de Empréstimos.
2. Finanças
2.1 Mercado;
2.2 Instrumentos Financeiros Básicos;
2.3 Risco;
2.4 Índices bolsistas;
2.5 Algumas operações financeiras;
2.6 Estrutura de Prazos das Taxas de juro;
2.7 Cotações spot e forward;
2.8 Relações fundamentais no mercado cambial;
2.9 Valorimetria;
2.10 Introdução à moderna Teoria dos Portefólios.

OBJECTIVOS, COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
OBJECTIVOS: O objectivo prioritário é o de obter um nível satisfatório de homogeneização de conhecimentos nesta área do conhecimento, tendo em conta a diversidade de procedências e de formações dos alunos que frequentam os mestrados. Esta homogeneização permitirá que as disciplinas da área financeira leccionadas no mestrado estejam devidamente articuladas com os programas do mesmo tipo de disciplinas leccionadas nos programas de 1º ciclo da FEP e, assim, potenciando o sucesso escolar dos alunos que os frequentam bem como uma maior profundidade e formalismo na apresentação dos conteúdos programáticos correspondentes.
COMPETÊNCIAS: conhecimentos básicos sobre cálculo financeiro, classificação e funcionamento dos mercados financeiros, produtos financeiros mais comuns, valorimetria e constituição e avaliação de portefólios.

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
Gruber, Elton (1995); Modern Portfolio  Theory and Investment Analysis, 5ª ed., Wiley
Dubofsky, D. (1992); Options and Financial Futures – valuation and uses, McGraw-Hill International.
Cadilhe, M. (1994); Matemática Financeira Aplicada, 3ª ed., ASA.
Material didático distribuído pelos professores

CURSO: INSTRUMENTOS BÁSICOS DE GESTÃO
DOCENTE: JOÃO RIBEIRO

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Contabilidade: noções básicas
1.1 Contabilidade: objectivos e objecto;
1.2 A Informação Contabilística: utilizadores e características;
1.3 A Contabilidade Financeira em Portugal: contexto normativo e principais agentes.
2. A modelização contabilística e as principais demonstrações financeiras
2.1 Discussão das opções de modelização do património e sua evolução;
2.2 Principais peças contabilísticas, seu significado e sua relação:
2.2.1 Balanço;
2.2.2 Demonstração de Resultados;
2.2.3 Demonstração de Fluxos de Caixa;
2.2.4 Anexo e outras.

OBJECTIVOS, COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
O objectivo do módulo é o de conferir aos alunos noções básicas de contabilidade, nomeadamente: natureza e utilizadores da contabilidade; contexto da contabilidade em Portugal; conceitos básicos de contabilidade e grandes problemas e opções de modelização contabilística. No final do módulo, os alunos deverão deter uma sólida noção do potencial e limitações dos sistemas de informação contabilísticos, conhecendo e sabendo interpretar as principais peças contabilísticas e relações estabelecidas entre elas.

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
Borges, A., Rodrigues, A. e Rodrigues, R.;Elementos de Contabilidade Geral, Áreas Editora
Paul Solomon;Financial Accounting: a new perspective, McGraw Hill:Irwin, 2004. ISBN: ISBN: 0-07-284034-X

CURSO: MACROECONOMIA
DOCENTE: ÓSCAR AFONSO

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Estabilidade macroeconómica e crescimento económico
2. Variáveis fundamentais da análise macroeconómica
2.1. O produto;
2.2 O desemprego;
2.3 A inflação;
2.4 As contas externas.
3. O equilíbrio macroeconómico e a determinação das principais variáveis
3.1. Mercado de crédito e taxa de juro;
3.2. Mercado de bens e serviços, produto real e inflação;
3.3. Mercado cambial e taxa de câmbio;
3.4. A situação actual em Portugal e na União Europeia.

OBJECTIVOS, COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Pretende-se com este curso introduzir os estudantes nas problemáticas essenciais da Macroeconomia, dar-lhes a conhecer as principais variáveis usadas na análise macroeconómica e evidenciar o modo como se estabelecem os seus valores em condições de equilíbrio, bem como a forma como as autoridades de política os podem influenciar.
Deste modo, os estudantes, provenientes de áreas de formação diversas da Economia e da Gestão, estarão em condições de desenvolver competências posteriores em diversas unidades curriculares de segundo ciclo no domínio da Macroeconomia, com particular destaque para as componentes relativas aos mercados de crédito, de bens e serviços e de câmbio, e à intervenção do Estado.

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
Marthinsen, John E. (2008), Managing in a Global Economy: Demystifying International Macroeconomics, South Western (Cengage Learning).

CURSO: MICROECONOMIA
DOCENTE: ANTÓNIO BRANDÃO

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Introdução à Microeconomia
1.1 Porquê estudar Microeconomia?;
1.2 Instrumentos analíticos básicos;
1.3 Análise positiva e normativa.
2. Análise da Oferta e da Procura
2.1 Procura, oferta e equilíbrio de mercado;
2.2 Elasticidade preço da procura;
2.3 Outras elasticidades.
3. Teoria do consumidor
3.1 Preferências do consumidor e o conceito de utilidade;
3.2 Escolha do consumidor;
3.3 Teoria da Procura.
4. Teoria da produção e dos custos
4.1 Inputs e funções de produção;
4.2 Funções de produção com um só input;
4.3 Funções de produção com mais que um input;
4.4 Economias de escala;
4.5 Conceitos de custos e minimização dos custos;
4.6 Curvas de custos.
5. Estruturas de Mercado.

OBJECTIVOS, COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
O objectivo deste curso consiste em dotar os alunos com os instrumentos básicos de análise microeconómica que lhes permita frequentar com bases mais sólidas os cursos de 2º ciclo que recorrem frequentemente a esses instrumentos.

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

Varian, H. (2002), Intermediate Microeconomics, 8th ed, Norton.
Besanko, D. and R. Braeutigam (2005): Microeconomics, 2nd edition, Wiley
Frank, Robert e Ben Bernanke; Princípios de Economia, McGraw-Hill, 2003


CURSO: PRINCÍPIOS DE ECONOMETRIA
DOCENTE: FRANCISCO VITORINO

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Introdução ao uso de software econométrico.
2. Modelo clássico de regressão linear
2.1 Conceitos introdutórios e notação;
2.2 Hipóteses do modelo.
3. Estimadores de mínimos quadrados
3.1 O método dos mínimos quadrados;
3.2 Os estimadores de mínimos quadrados;
3.3 Propriedades dos estimadores;
3.4 O coeficiente de determinação.

OBJECTIVOS, COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
É objectivo do curso fornecer aos estudantes os conceitos preliminares essenciais para frequentar com aproveitamento um curso de Econometria no 2.º ciclo. É importante que tenham consciência das potencialidades e limitações das formas funcionais matemáticas para modelização do comportamento e evolução de variáveis económicas e que apreendam as vantagens, em termos de concisão e de rigor, da linguagem matricial como modo de representação de vastos conjuntos de dados e relações. É igualmente importante a familiarização com meios informáticos de análise econométrica e com o cerne da teoria da estimação do modelo de regressão clássico.

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
Damodar Gujarati, Basic Econometrics, 4th ed., McGraw-Hill, 2003.
J. Jonhston e J. DiNardo, Econometric Methods, 4th ed.; disponível tradução para Português, McGraw-Hill, 2001.
 

CURSO: TÉCNICAS DE ANÁLISE DE DADOS

DOCENTES: PAULO TELES, FERNANDA FIGUEIREDO, PAULO VASCONCELOS
OUTRO(S) DOCENTE(S) (SE FOR DOCENTE EXTERNO, PREENCHER ANEXO II – FICHA CURRICULAR DO DOCENTE):
Fernanda Otília  Sousa Figueiredo
Paulo José Abreu Beleza  Vasconcelos


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.Análise exploratória de dados
1.1 Conceitos básicos;
1.2 Representações gráficas;
1.3 Medidas descritivas – cálculo e interpretação;
1.4 Correlação.
2. Modelação de dados
2.1 Probabilidade e variáveis aleatórias;
2.2 Distribuições de probabilidade usuais em modelação de dados;
2.3 Estimação pontual e intervalos de confiança;
2.4 Teste de hipóteses;
2.5 Aplicações com casos práticos. Utilização de software Excel–Xlstat e SPSS

OBJECTIVOS, COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Os estudantes deverão ser capazes de entender os conceitos, métodos e técnicas básicas de análise estatística de dados assim como de os aplicar a casos práticos, seleccionando os métodos adequados a qualquer situação e as suas limitações e vantagens. A capacidade de utilização destes métodos na tomada de decisão é fundamental. A familiarização com a  utilização de software é também pretendida.

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
Figueiredo, F., Figueiredo, A., Ramos, A e Teles, P. (2009). Estatística Descritiva e Probabilidades. 2ª ed., Escolar Editora, Lisboa.
Keller, G., (2005). Statistics for Management and Economics. 7ª ed., Duxbury, Belmont, CA.
Levine, D. M., Stephan, D., Krehbiel, T.C. e Berenson, M.L. (2002). Statistics for Managers. 3ª ed., Prentice Hall, Upper Saddle River, N.J.
Murteira, B., Ribeiro, C., Silva, J. e Pimenta, C. (2010). Introdução à Estatística. 3ª ed., McGraw- Hill, Lisboa.

 


Faculdade de Economia da
Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias,
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fax | +351 225 505 050 http://www.fep.up.pt
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